As 300 postagens de www.categero.org.br

Completamos (25 de agosto de 2011) marca na publicação de 300 documentos padrão WordPress, sendo 100 posts e 200 páginas. Na data de 2 de outubro do ano passado havíamos completado a centésima publicação. Portanto em onze meses crescemos duzentos por cento (200%). Por isso voltamos a analisar, dentro da quantidade postada, aspectos que naquela ocasião foram abordados. Nosso texto da centésima publicação está postado na sessão de Textos do Portal sob o título: A devoção comparada entre as regiões brasileiras.

A primeira análise daquele texto trata do que podemos definir como mapa da fé, por região do Brasil.

As regiões brasileiras Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul mantiveram os quantitativos de igrejas e oratórios com o Beato Antônio de Categeró que expressavam naquela época, pois não obtivemos informações da existência de outros. Porém, este conceito de “Altares da Fé” na região Sudeste, ao contrário do resto do país, teve o número de igrejas e oratórios do beato duplicados, em nosso cadastramento. Tantos locais encontramos que passaram de 13 para 26. Isso corrobora nossa posição, já naquela época, de que a fé mais pungente e profícua ao beato Antônio de Categeró, está centrada no triângulo Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Outro aspecto da análise é a diversidade na nomenclatura do beato. A essa acrescentamos mais três. E o fizemos, atualizando, lá naquele texto, totalizando agora 12 denominações que repetimos: Santo Antônio de Categeró; – Santo Antônio de Noto; – Santo Antônio Etíope; – Santo Antônio Aethiopis;  – Santo Antônio de Cartagena; – Santo Antônio de Cartagerona; – Santo Antônio de Cartigerona; – Santo Antônio de Cartegerona; – Santo Antônio de Catalagerona; – Santo Antônio de Calatagerona; – Santo Antônio de Catigeró; – Santo Antônio de Categiró.

Pretendemos manter essa avaliação quantitativa mas estamos estudando detidamente a funcionalidade dos conceitos aplicados ao portal como administração da informação e o incremento de ações devocionais mais identificadoras da fé. Mas, este aspecto quanto à Linha do Tempo da história de nosso devoto, que recebeu uma revisão para que nos atenhamos mais à década do terremoto de Noto na Itália, em 1693, avaliando aí o período que os jesuítas resgatam o Beato Antônio de Categeró e o levam para Portugal, África portuguesa e Brasil.

Nossa avaliação sobre o crescimento do portal e nossa tricentésima postagem constitui agora o texto “300 postagens em www.categero.org.br“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima