Uma análise com base na estatuária brasileira disponível
O Beato Antônio de Categeró tem uma estatuária muito diversificada. Nessa abundância de imagens existentes pode-se afirmar que uma delas tem maior divulgação e é a identificadora incontestável do ente Categeró brasileiro. Quando falamos de imagem estamos nos referindo tanto a estampas de santinhos, quanto a esculturas geradoras de estátuas. Assim, o Categeró padrão ou imagem padrão de Categeró é um santinho.
Pressupõe-se que a imagem estampada no santinho padrão das devoções brasileiras (e difundida para o mundo) tenha como fonte de sua origem uma estátua. No entanto, no caso de Categeró, a estampa mais difundida, em santinhos e pela internet, parece não ter essa estátua correspondente. Claro que isso não é definitivo e pode, a qualquer tempo, surgir a tal imagem. Estamos pesquisando há mais de dez anos e até hoje não encontramos uma imagem que correspondesse ao que consideramos como padrão, pelo menos, essa imagem não existe nas igrejas mais antigas do Brasil.
Para o surgimento desse padrão houve alguém e um momento dessa criação. Alguém que, em algum momento, criou um desenho colorido (aquarela) ou outro tipo de pintura para quadro, ou quem sabe, alguém que fez essa produção direta para a impressão na gráfica, sem preservar o original. Esse é o autor da nossa imagem brasileira padrão de Categeró. Existem outras estampas, mas a mais significativa é essa.
Resta-nos fazer nesta a análise o detalhamento da estatuária, mais antiga, com vistas a somente conferir as semelhanças e dessemelhanças com a estampa padrão. Classificamos a estatuária como comercial e sacra. As imagens comerciais obedecem a regras de simplicidade para o barateamento garantidor do consumo de massa. Nesta Tendência de simplificação se assemelham, com raras exceções. Já as imagens sacras são obras de artes, individuas e únicas. Algumas com mais de 200 anos. Pelo que temos cadastrado neste portal, na galeria de imagens sacras, talvez umas quinze ou mais estátuas existentes, nenhuma corresponde objetivamente à imagem padrão definida.
Vamos trabalhar com três imagens (estátuas) do beato entronizadas nas igrejas, respectivas: da esquerda para a direita:
Nª Sª do Rosário dos Pretos (Salvador/BA); Matriz de Nª Sª do Ó (SP) e Matriz de São Pedro (Salvador/BA). Existem outras imagens, também como as identificadas acima, em grandes estátuas, todas em condições para esta análise mas, ao que nos parece, isso não altera os argumentos definidores do trabalho. Nenhuma delas tem o posicionamento de braços do beato da estampa padrão; também há total discordância sobre o detalhamento da batina; quanto à expressão facial, porém, pode existir alguma semelhança como, vejamos:
a expressão facial do beato Antônio de Categeró, usual como estampa na imagem padrão, deve ter usado como modelo alguma das estátuas mais antigas de Categeró. As duas estátuas mais antigas existentes de Categeró estão entronizadas nas igrejas de Salvador, na Bahia. Os rostos de ambas, respectivamente da Matriz de São Pedro (ao centro) e Nª Sª do Rosário dos Pretos (à direita) se encontram registradas ao lado do rosto da imagem da Matriz de Nª Sª do Ó, na figura acima. Estas, como todas as imagens de Categeró brasileiros, tem uma expressão jovial não sendo representativas de alguém que viveu 60 anos. Dentro do aspecto dessa jovialidade, a estátua da Matriz de Nª Sª do Ó, como a maioria das imagens, acompanha a expressão – rosto oval alongado – da imagem da Igreja de Nª Sª do Rosário dos Pretos.
Para confirmar a regra da exceção, encontramos expressão facial diferente na estátua da imagem da Matriz de São Pedro. Ela tem o rosto quadrado/arredondado, tão jovial quanto a estátua da igreja Nª Sª do Rosário dos Pretos, mas que muitas vezes, transmite uma aparência infantil à imagem. E assim, vai surgir da imagem padrão – uma variante, que se nota, totalmente desdobrada da primeira e tem identidade com essa segunda. Essa imagem padrão variante, mostramos na figura abaixo, junto com a imagem padrão mais usual.
Estas são as imagens brasileiras. Não esqueçamos que já foi construída, na Itália, uma estátua em tamanho natural, do beato Antônio de Categeró. Estátua essa que orna uma das naves da igreja Santa Venera V.M., em Ávola. A fisionomia desse Categeró, como se vê abaixo, em muito difere do que é usual e cultuado no Brasil.
Nas estampas do Beato Antônio de Categeró abaixo, conforme figura nos santinhos abaixo, das igrejas italianas, vê-se uma expressão fisionômica coerente com a origem étnica de Categeró, inclusivo a variante de nome: Beato António Etiope. No endereço aqui lincado estão duas imagens desse Categeró em tamanho natural. (procure com ctr+F, por Etiope, quando abrir a página). Mas vale lembrar que lá em Noto, na Itália, também circula o Categeró padrão brasileiro, veja na legenda do santinho abaixo bem à direita.