O Bloguista e nosso 1°Categeró em Portugal

 

O Bloguista 1

Somos gratos a Jofre de Lima Monteiro Alves – o bloguista português

 (blogs-relationship)

Jofre de Lima Monteiro Alves pode ser descrito como o verdadeiro bloguista. Ele narra a história de localidades de Portugal ao mesmo tempo wm que brinda aos leitores com expressões de seu amor lusitano. Ele desenvolve simultaneamente cinco blogs, dos quais, quatro deles atualizados:

“A Iluminura” – http://iluminura.blogs.sapo.pt;

“Padornelo” – http://padornelo.blogs.sapo.pt;

“Vila em Flor” – http://vilaflor.blogs.sapo.pt;

“Terras de Coura “ – http://terrasdecoura.blogs.sapo.pt;

“Escavar em Ruínas” – http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt.

 

Foi neste último blog, o “Escavar em Ruínas”, há pouco mais de um ano (2/Out/2010) localizamos a primeira citação sobre o beato Antônio de Categeró, em Portugal. Claro que tivemos a dificuldade, pois lá ele é conhecido como Santo António de Noto. O texto do blog é bastante elucidativo, completo em sua proposta de descrever a igreja de Santo António e um breve resumo de sua história. A postagem era atual, a data de publicação 4 de setembro de 2010, com uma bela foto da igreja, a descrição detalhada de seu interior e, para nós, o principal: a exata localização de nosso beato Antônio de Categeró, lá com o nome de Santo Antônio de Noto.

 

Após termos encontrado a informação no blog do Jofre, em 2/10/10, nos qualificamos para melhor buscar a Categeró em Portugal. Não foi fácil, mas também não foi infrutífero. Dois dias após, em 4/10/10, localizávamos a imagem usada na Procissão de Cinzas, na Baía de Câmara dos Lobos. Mas nenhuma das duas indicações do beato António de Noto ou de Categeró nos disponibilizava a imagem. E não conseguíamos fazer, também, a confirmação, por outra fonte, daquelas duas citações de existência. Foi só quase um ano após que encontramos a confirmação com mais dois locais, em Portugal, que apresentavam a imagem do nosso beato, inclusive resgatando a imagem em Baía de Câmara dos Lobos, na Ilha da Madeira.

Hoje temos publicado em nosso blog, as imagens de três estátuas do beato, sendo duas em igrejas e uma em museu de localidades Portuguesas. Quanto a imagem existente na igreja de Santo António, em Viana do Castelo, obtivemos no final de 2011, uma foto ou desenho, com pouca qualidade. Mas já é um começo.

 

Já tentamos contatar com o bloguista Jofre e ver se ele nos dá uma indicação de como conseguir uma estampa dessa imagem.

O Bloguista 2

A igreja de Santo António, construída no século XVII, foi concluída em 1625 como casa conventual da Província Portuguesa da Imaculada Conceição da Ordem Franciscana.

Ainda no século XVIII foi utilizada como cemitério privativo da Venerável Ordem dos Terceiros de São Francisco, e, a partir do século XIX serviu como cemitério público em 1840, enfermaria do Hospital Militar Regimental de Viana do Castelo até à década de 1970, horto municipal e Centro Social e Paroquial da Comissão Fabriqueira da Paróquia de Santa Maria Maior de Viana do Castelo.

No interior, para seu deleite, o visitante interessado poderá ver um retábulo de madeira policromada do Senhor Ecce Homo; o conjunto escultórico da Capela da Sagrada Família; o coro e o arco-cruzeiro; a imagem do Cristo Crucificado; a Capela do Nascimento com os «santos pretos», figurando Santo António de Noto e São Benedito; a Capela do Senhor dos Passos; a Capela de São Jorge; a Dormição de Nossa Senhora ou Nossa Senhora da Boa Morte; o túmulo da «freirinha» Maria da Conceição, madre carmelita descalça, falecida em 1888, se a memória não me atraiçoa; o retábulo de Santo Inácio e São Pedro Garavito; os altares de Santo António e Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal; a Capela-Mor, etc

A fontraria foi edificada em estilo Barroco, mas recebeu em datas posteriores alguns acrescentos em estilo Rococó, sendo reconstruída em 1876 e acrescentada com torre sineira lateral, com campanário de uma ventana.

 

A fachada regista elegantes elementos decorativos, como a galilé, janelão oval, nicho com imagem de Santo António e as estátuas esculpidas em pedra a representar S. Francisco e S. Domingos, acoplado ao antigo edifício conventual de dois pisos.

 

Autor: Jofre de Lima Monteiro Alves

Email: jlmalves@saplo.pt

Concelho de Vila Flor – http://www.concelhodevilaflor.com/infos/links.html

O Bloguista 3

ESCAVAR EM RUÍNAS

http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt

jlmalves@sapo.pt

interessesHistória, Heráldica, Genealogia, Biografias, Etnografia, Linguística

Janeiro de 2008 a postagem que recolhemos foi inserida em 4 sset 2010.

 

A ILUMINURA

http://iluminura.blogs.sapo.pt

Página sobre iluminura, ex-líbris e Artes, de Jofre de Lima Monteiro Alves

 

PADORNELO

http://padornelo.blogs.sapo.pt

Blogue acerca da terra, das pessoas, dos costumes e da História de PADORNELO, freguesia do concelho de Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, publicado por JOFRE DE LIMA MONTEIRO ALVES.

 

VILA FLOR em Flor

http://vilaflor.blogs.sapo.pt jofrealves@sapo.pt

Blogue acerca de Vila Flor, do Nordeste Transmontano, publicado por Jofre de Lima Monteiro Alves, Maria de Fátima Amaral, Especiosa Sara Monteiro Alves e Ilídio Inocêncio Monteiro Alves

 

TERRAS DE COURA

http://terrasdecoura.blogs.sapo.pt

 

http://www.noticiasdecoura.com/index.php?pag=noticia_detalhes&recordID=68

1 – Jofre de Lima Monteiro Alves, licenciado em Enfermagem, pós-graduado em História da Medicina, publicista, colaborador da imprensa regional.

 

http://cemporcentoacucar.blog.com/2007/06/09/sabores-de-viana-do-castelo/

Jofre de Lima Monteiro Alves on July 25, 2008 at 6:17 pm said:

Fiquei maravilhado com o blogue, a receita e a minha cidade! Apesar de ter nascido em Paredes de Coura e de ao presente viver em Sintra, estudei em Viana do Castelo há quarenta anos! Ficou para sempre no emu coração.

Jofre de Lima Monteiro Alves

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima