St. António Negro e menino Jesus Negro

América Central  na Ilha de São Tomé e Porto Príncipe, no Caribe

AF Ilha de São Tomé 1

Pelo que verificamos dessa postagem existe devoção ao Beato Antônio de Categeró na Ilha de São Tomé. vejamos:

A Ullysseia: Junho 2010 é um blog em língua portuguesa. Seu autor posta situações inusitadas ou diferentes, além de cotidianos. Pela narrativa o fato ocorre na Ilha de São Tomé, na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Na 20ª postagem do dia 30 de Junho de 2010 – Quarta-feira consta um texto e uma gravura atinentes a “Santo António Negro”, grafia portuguesa de Portugal e a estatueta que ele não especificou o tamanho mas que parece ser um artesanato corrente daquela região.
Santo António!

Um Santo António negro com o seu menino Jesus, também negro.

AF Ilha de são Tomé 2 (Small)

no images were found

(Pinturas, desenhos e artesanatos)

Arte popular de S. Tomé.

Não sabia o artista, que encontrei numa primeira vez na loja que têm perto do cinema na cidade de S. Tomé e numa segunda vez no Hotel Pestana, também naquela cidade, que existiu um outro Santo António, nascido na Líbia, feito escravo na Sicília, pastor e eremita.
E também não conhecia os sermões aos peixes, em especial aos tubarões, para que não comessem os peixes mais pequenos.
Isto, porque não valeria a pena fazer sermões aos tubarões humanos. Estes, apesar de muito crentes, são completamente descrentes com os seus semelhantes.
Retirado de: http://ullysseia.blogspot.com/2010_06_01_archive.html
Jornalista que lá esteve * José Miguel Vidal Júnior
Categeró em São Tomé e Príncipe
Um St. António Negro com um menino Jesus Negro no colo
Em 26 de outubro do ano passado, pouco mais de quatro meses , de autor, tê-lo postado na Ullysseia, fizemos a transcrição textual desta informação, aqui no Categeró.

Este artesanato, para nós, vai além da curiosidade, função de sua citação original, é um registro da pulsação (do estar vivo) em atualidade o objeto da devoção: Santo António de Noto (para Portugal); Santo Antonio Etiope (para a Itália); e Santo Antônio de Categeró (para o Brasil). É uma bela peça como foi narado e, que agora reproduzimos “in totun” os comentários do bloguista português. Pelo que ele expressou é de uso corrente no turismo de São Tomé.
Que alguém consiga um contato pelas paragens daquela ilha e consigamos estabelecer um contato e saber mais. Ou até, quem sabe conseguir um desses Santo Antônios de São Tomé.
Postagem com o nome de “Ullysseia” de: 15 de junho de 2010
no endereço: http://ullysseia.blogspot.com/2010_06_01_archive.htm

Na busca de mais alguma informação sobre o beato Antônio de Categeró, em São Tomé e Porto Príncipe, encontramos um blog com uma galeria onde constam 23, entre igrejas e capelas da ilha. Ao texto que o próprio bloguista descreve:
” Igrejas em S. Tomé e Príncipe – Sendo que mais de 80% da população de S. Tomé e Príncipe é católica, facilmente se compreende a enorme quantidade de igrejas e capelas existentes por todo o País. As primeiras que mostro são algumas das mais representativas na cidade de S. Tomé, depois em outras localidades de S. Tomé e, finalmente, no Príncipe.”
O Blog é o Drobat endereço: http://viagemastomeprincipe.blogspot.com/2007/03/igrejas-em-s-tom-e-prncipe-def.html

Artesanato Chile

URL curta: http://categero.org.br/?p=7913

Publicado por em fev 16 2014. Arquivado em - Nas Artes. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web