Olá, mundo! a partir do Largo do Ó… (atualizado)

N S do O e Letr

Devotos, simpatizantes e amigos …

                     Freguesia do Ó e o Mundo,

                                              …nos auxiliem.

Encarecemos a todos quanto puderem, que nos auxiliem neste resgate a história da devoção de:

     –  Santo Antônio de Categeró (a corruptela desse nome, para os brasileiros);

      –  Santo Antonio de Noto (para portugueses) e

      –  Santo Antônio Etíope (para os italianos e norte da África).

Breve estaremos recursos técnicos que facilitem  nos auxiliar com informações ou postagens diretas no porta..

Usamos a expressão a partir do Largo do Ò, reverenciando a Igreja de Nª Sª do Ó, em São Paulo, que na década de 60, a partir do esforço do Pe. Noé, que recebeu do berço deste beato, em São Paulo, todas as informações para estruturar a devoção.

E a devoção, que a essa época, repousava – pouco se expandindo, entre violeiros (sertanejos) e benzedeiras do Interior de São Paulo e Minas Gerais, renasceu no Brasil.

Com este renascimento, recebeu a graça de ganhar da Diocese de Noto, na Itália (Igreja de Santa Maria de Jesus) uma relíquia (ossos do ante braço direito) do Beato, vinda de Noto/Itália.

Tendo sito mantida ativa e acesa a devoção ao Beato Antônio de Categeró, criou uma qualificada estrutura devocional. Esta habilitou na última década do século passado, com o uso das redes sociais, uma retomada do conhecer e admirar o Beato, em nível nacional.

Nossos agradecimentos aos diversos locais de São Paulo com devoção ao Beato como a Igreja de São Francisco das Chagas, de Categeró foi inserido no Ó, mas também, a igreja de Santa Cruz das Almas Enforcadas, da Capela de Nª Sª dos Aflitos, Nª Sª do Rosário dos Homens Pretos, sem deixar de citar a Capela Particular de Eliza de Categeró (por onde o portal teve o primeiro contato em SP) e também a igreja da ICAB, que dá patronato ao Beato. Mas, também, outras onde Categeró está, mas ainda não chegamos como a Igreja de Santo Amaro, ou de  Nª Sª da Penha, que se não está ou esteve, além de uma série de espaços laicos qualificados.

Por certo viramos este século com um levantamento que mostra o Beato Antônio de Categeró uma grande devoção do Estado de São Paulo, onde foi o primeiro Santo Negro com devoção estruturada no ano de 1592, sob a denominação “Irmandade do Milagroso Santo Antônio de Categeró”.

Que a paz do Senhor esteja com todos vocês.

O Portal

 

 

 

 

 

 

 

 

URL curta: http://categero.org.br/?p=6945

Publicado por em jan 24 2014. Arquivado em - Adm, - Notícias atuais. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web