o Beato de Categeró na Igreja Matriz de Nª Sª do Ó

Um pouco da história dessa devoção  que é mais estruturada no território brasileiro

 

SP - Igr NS do Ó

Foto da Matriz do Ó em seus primeiros tempos

A igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó é a igreja brasileira e, única no mundo, a possuir uma relíquia de Beato Antônio de Categeró (ossos de seu ante braço direito)

Há uma imagem do Beato Antônio de Categeró, na Igreja Nossa Senhora da Freguesia do Ó, na cidade de São Paulo, – SP. Não se tem maiores informações da origem dessa imagem. Há possibilidade que já existisse uma pequena devoção a ele. Mas, foi o  Pe. José Colaço, através da Igreja São Francisco, que trouxe a força dessa devoção para a Freguesia do Ó, nos meados de 1961.

E esse trabalho foi assumido magistralmente,  em 1966, quando o Cônego Noé Rodrigues assumiria. Ou melhor no trabalho pessoal do Cônego Noé, junto aos franciscanos, onde já existia uma imagem em tamanho natural do Beato.

O Pe. Colaço quando designado para o Ó, como resposta às ansiedades percebidas na comunidade em razão de repressão  às liberdades de expressão, daquele momento, ano de 1961.

A devoção foi muito bem recebida e  inúmeras excursões de romaria do interior paulista ao Ó, visitavam a igreja, principalmente, aos fins de semana.

Mas, foi através de um devoto, com relações na cidade de Noto, que o Cônego Noé comunicou-se com o Monsenhor Salvatore Guastella, para daí então, trazerem a relíquia para o Largo do Ó.

Embaixo da imagem de Santo Antônio de Categeró, na nave esquerda de quem entra na Matriz, ao lado e um pouco atrás do altar, isolado fisicamente desse,  numa área aproximadamente de 3×5 m, ao fundo está aberto um nicho, e nele, está exposto o relicário de vidro.

Link no site da igreja do Ó com a ” história do Beato” e também “a oração mas difundida”:
http://www.nossasenhoradoo.com.br/catigero.html

igreja-nossa-senhora-do-o

 

URL curta: http://categero.org.br/?p=9781

Publicado por em set 3 2015. Arquivado em - Manif de Religiosidade, - Notícias atuais. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web