Livro do ano de 1967, resgatado da biblioteca do arq da Cúria Metropolitana/SP

Baner a padronizar

Categeró na capa do livro; o santinho padrão e a histórica imagem da Matriz

          A biblioteca da Faculdade de Teologia da PUC/SP, na rua Nazaré, funciona em prédio, junto ao Arquivo Metropolitano da Cúria de São Paulo, ambas instituições – Faculdade e Arquivo da Cúria, ao lado da igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição,  E aos fundos da igreja as instituições. Ali conseguimos uma cópia do livro, publicado em 1967, pelo autor Manoel Vitor, denotando ter sido chancelado pela administração da igreja de Nª Sª do Ó, daquela época, Esse material foi conseguida pelo empenho de uma série de pessoas tanto do arquivo da Cúria Metropolitana,da biblioteca,  quanto da Diocese da Sé.

           É um opúsculo de 47 páginas, em tamanho um pouco menor que book, impresso em 1967, que não definiu o local de impressão, nem a tiragem. Tem capa e contra capa, coloridas; na primeira, uma gravura produzida, aparentemente, específica para a função de capa, parecendo uma aquarela ou pintura a óleo, de aprimorado traço. A contra capa é institucionalizada, com uma bela foto histórica da Matriz de Nossa Senhora do Ó.

         É uma obra esclarecedora no estudo da devoção ao beato, pois trás à luz, possibilidades de muitas elucidações históricas. A priori, elucidações de poder saber-se a origem da imagem do Beato, ajoelhado na Capa do livro, que corre o Brasil; a imagem do Beato, nos santinhos padrões, da igreja do Ó, que com corruptelas de reprodução, tornou-se a identidade pública brasileira do beato;  informação sobre a novena do beato, que consta – “com autorização eclesiástica”, sem citar que foi elaborada pelo Bispo Paulo Rolim Loureiro. Essa última informação prestada pelo Fei Hugo Baggio, ofm, em 3-VII-67, que assinou, como sensor ad hoc, na página 3. Seu autor é objeto de pesquisa do portal por seu trabalho em prol do beato.

         E a cada leitura da obra surgirão novas constatações e encaminhamentos para novas pesquisas. Nossos agradecimentos à atenção e solicitude dos profissionais da biblioteca da Faculdade de Teologia da PUC/SP (na pessoa de sua bibliotecária), do Arquivo Metropolitano da Cúria (na pessoa do diretor Técnico, Jair Mongelli Junior), da secretaria da Diocese da Cúria (nas pessoas da Estelita – recepção, da Claudia – secretária e da Rute Maria – executiva) cujo apoio foi muito importante.

O livro foi processado (elaboração virtual)  para ser disponibilizado a todos interessados pela internet através do link do depósito de materiais impresso sobre o Beato Antônio de Categeró. Podendo ser também, apreciado todo o material ali, depositado sobre o Beato.

URL curta: http://categero.org.br/?p=8959

Publicado por em mar 26 2014. Arquivado em - Adm, - Notícias atuais. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web