Portugal – Igreja Santo Antonio de Viana do Castelo

Igreja Santo antonio de Viana 1

Visão geral do altar e a imaginação de onde está Categeró ?

Rua Alves de Cerqueira, nº4900 – Distrito de Viana do Castelo, Portugal

O texto abaixo é do bloguista português Jofre L.M. Alves e a gravura acima de um trabalho de pesquisa que perdi a indicação, mas estou tentando relocalizar.

A Igreja de Santo António, construída no século XVII, foi concluída em 1625 como casa conventual da Província Portuguesa da Imaculada Conceição da Ordem Franciscana.

Ainda no século XVIII foi utilizada como cemitério privativo da Venerável Ordem dos Terceiros de São Francisco, e, a partir do século XIX serviu como cemitério público em 1840, enfermaria do Hospital Militar Regimental de Viana do Castelo até à década de 1970, horto municipal e Centro Social e Paroquial da Comissão Fabriqueira da Paróquia de Santa Maria Maior de Viana do Castelo.

No interior, para seu deleite, o visitante interessado poderá ver um retábulo de madeira policromada do Senhor Ecce Homo; o conjunto escultórico da Capela da Sagrada Família; o coro e o arco-cruzeiro; a imagem do Cristo Crucificado; a Capela do Nascimento com os «santos pretos», figurando Santo António de Noto e São Benedito; a Capela do Senhor dos Passos; a Capela de São Jorge; a Dormição de Nossa Senhora ou Nossa Senhora da Boa Morte; o túmulo da «freirinha» Maria da Conceição, madre carmelita descalça, falecida em 1888, se a memória não me atraiçoa; o retábulo de Santo Inácio e São Pedro Garavito; os altares de Santo António e Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal; a Capela-Mor, etc

A frontaria foi edificada em estilo Barroco, mas recebeu em datas posteriores alguns acrescentos em estilo Rococó, sendo reconstruída em 1876 e acrescentada com torre sineira lateral, com campanário de uma ventana.

A fachada regista elegantes elementos decorativos, como a galilé, janelão oval, nicho com imagem de Santo António e as estátuas esculpidas em pedra a representar S. Francisco e S. Domingos, acoplado ao antigo edifício conventual de dois pisos.

Igreja Santo antonio de Viana 2

URL curta: http://categero.org.br/?p=6257

Publicado por em jan 10 2014. Arquivado em - Notícias atuais. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web