5. Eventos Sociais e Festas Populares no Mundo

Port - Ital - Brasil

Portugal – Itália – Brasil

(Procissões e Festas Populares)

Em não existindo um templo, da igreja Católica Apostólica Romana, dedicado ao beato Antônio de Categeró, no Brasil, Portugal exceto Itália, as igrejas, capelas e outros oratórios, que têm o beato entronizado, organizam eventos religiosos como novenas, missas de devoção, tríduos e outros; mas também, promovem bazares, festas de celebração, específicas ao beato ou, onde ele é incluído, com destaque na festa de celebração do padroeiro ou padroeira, de cada local; Mas existem algumas igrejas que promovem procissões de Santo Antônio de Categeró.

Esse evento é do tipo que, por sua expressão pública, também, pode ser classificado de evento social., As procissões são eventos sociais de finalidade religiosa.

– Em Portugal

1.  Ovar uma procissão de cinzas (única sobrevivente)  que deve ainda contar com um Categeró, imagem articulada, do tipos santo de vestir ou de roca, que desfila no andor como Santo Antônio de Noto – o nosso Santo Antônio de Categeró. Talvez, ainda desfile.

2. Baía de Câmara de Lobos, no arquipélago da Madeira, onde ocorre uma procissão de cinzas e, nessa garantidamente, desfila o andor de Santo Antônio de Noto – o nosso Santo Antônio de Categeró.

– No Brasil

1. No Pelourinho em Salvador, no Estado da Bahia, no dia 8 de janeiro, anualmente, data do batismo de Categeró (mesma data de Cristo).  Ocorrem muitas festejos e celebrações na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Os eventos de Categeró são organizados pela irmandade do Rosário dos Pretos.

2. Igreja São Pedro, em Salvador, no Estado da Bahia, tem programação no aniversário de Morte de Santo Antônio de Categeró, em 14 de março, anualmente.

3. Igreja São Carlos em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Ocorre, anualmente, procissão de Santo Antônio de Categeró, na data de 14 de março, ou o mais aproximado.

4. Festa Popular em Ilicínea, no Estado de Minas Gerais, com direito a “Estandarte” no desfile.

5. Festa Popular em Itapecerica, no Estado de Minas Gerais, com imagem em andor.

Devem existir outras. E mesmo, essas que já citamos, devem ser melhor noticiadas.

-Na Itália

– As duas  igrejas (NªSª Vernera VM e Santa Maria de Jesus – Ávola e Noto, respectiviamente), que cultuam o Santo Antônio Etíope –   – o nosso Santo Antônio de Categeró, também fazem celebrações na data de 14 de março.

Port - Ital - Brasil

URL curta: http://categero.org.br/?p=6959

Publicado por em jan 30 2014. Arquivado em - Manif de Religiosidade. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web