Sobre Eliza de Categeró: um depoimento pessoal
Melhor posto: Tio Antônio e tia Eliza
Na minha devoção, mesmo quando oro e invoco a interseção de Santo Antônio de Categeró, faço-o buscando a intimidade que talvez não me fosse dada, tão espontaneamente, por ele. Mas a qual, as pessoas da época dele, parecem ter tido com ele, chamando-o de “Tio” – o tio Antônio.
Poucos anos após meu devotamento a Categeró encontro uma outra criatura humana, incrível segundo aqueles que com ela convivem, que também é muito conhecida e tratada por todos de “Tia”. E é ela própria que expõe essa condição de tratamento em seu blog. E o que é mais fabuloso, ela adquiriu por sua devoção, ter como alcunha o nome identificador de nosso Santo Antônio Preto. Ela é Eliza de Categeró.
Pesquisar por “Categeró” no Orkut nos remete a meia centena de Blogs, dos quais dois terços são voltados para a devoção a Santo Antônio de Categeró.
Todos são importantes. E todos são meritórios. Mas o de Eliza de Categeró ou da Tia Eliza de Categeró, a mim particularmente, é de uma significância muito especial. Este foi um dos contatos buscados na pesquisa do estagiário Paulo Navossat.
Não me ancorei fisicamente no blog de Eliza. Porém, quando fiz o primeiro portal, que era pontobr, lá pelos idos de 2004, ao encontrar o blog dela, vendo alguém que se expunha – o seu rosto, nome e uma alcunha – tudo voltado ao desenvolvimento dessa devoção, me senti encorajado a perseverar em meus objetivos. Com mais afinco me entreguei a reunir tudo que existia na Internet e tornar virtual informações fora da rede sobre o Categeró.
Mas com pouca desenvoltura para atuar nas redes sociais não fiz registro e não participei nos poucos blogs de Categeró que existiam. Cheguei a gerar duas páginas de Categeró no Orkut que são como bólidos soltos na teia mundial. Procedimento também adotado por outras pessoas e devotos.
Mas sempre que podia voltava a página da Tia Eliza no blog que é de 2004. Era como um reforço no meu ideal.
Posteriormente, por razões outras (aquelas de todos nós em determinados períodos $$$) e o www.categero.org.br.br deixou de existir. Fiz a retomada do portal agora como www.categero.org.br, já em 2009.
Durante o período desses dois portais de Categeró tive dois contatos com Tia Eliza através do blog dela. O primeiro em 2005, se não me falha a memória, quando ela remeteu foto de seu altar particular de Categeró. Contato esse através do estagiário Paulo Diego de Oliveira Navossat, que operava o início do site. O outro contato, foi agora, ao final do ano passado (out/2010), quando trocamos informações via email. Ambas situações estão registradas na página do portal atual, no menu chamado “Altares da Fé”, no submenu São Paulo. Lá está assinalada a existência de um altar particular na cidade de São Paulo que recebe visitação e um orago na promoção da devoção de Eliza do Categeró.
Atualmente, o portal (www.categero.org.br) está com boa visitação e, até acho que aceitação. Tenho muito material coletado para processar e publicar e pouco tempo para fazê-lo. No entanto fui orientado pelo webmaster a dar uma revisada em publicações anteriores. Em razão disso resolvi trabalhar e quantificar Categeró nas redes sociais. E como há tempos não acontecia voltei a encontrar a minha amiga Tia Eliza de Categeró. A avaliação sobre redes sociais vai esperar porque tenho de resgatar essa relação que me foi balizadora e importante, mesmo que sem interação objetiva. Era uma relação em que estávamos e estamos conectados pela meta principal que é a devoção a Santo Antônio de Categeró.
Era minha obrigação, em primeiro lugar, postar a tia Eliza no Portal do Categeró. Me dei conta que eu já estava atrasado, muito atrasado, nisso.
Fui surpreendido ao fazer a análise dos dois blogs dela. E por isto não estarei, agora, publicando tal análise. Fui surpreendido por que no seu blog Orkut “Eliza de Categeró” está publicado em seu perfil, exatamente, como abaixo reproduzo:
Página da web: http://www.categero.org.br
Obrigado, tia Eliza e me perdoe a omissão. Sem nunca termos nos falado, saiba que muito me auxiliou em meu desígnio.
Assim, não vou tentar entender porque ela tem dois blogs; quem é a Gabi proprietária do blog mais antigo “Tia Eliza de Categeró”; o motivo por ter criado “Eliza de Categeró” e outras questões acerca das postagens, ou com relação a quem são os devotos de Categeró no blog; Nem quem teve a idéia daquele graciosos guimiqui.
Não. Tudo prá depois. Aqui e agora eu só posso agradecer.
Error thrown
Undefined constant "template_url"