A arte sacra, as vezes, atropela com sua “praxis”
São Benedito, do Museo de Aruiraz no Ceará
Santo Antônio de Categeró da família Abufaiad, no Amazonas
Nos ajudem nesta avaliação e acompanhem nosso raciocínio sobre as duas imagens laterais identificadas: a primeira de São Benedito e a segunda de Santo Antônio de Categeró. Elas parecem muito semelhantes, mas não são iguais. Para a análise dessa avaliação vamos usar, além das duas imagens, dois excertos de um trabalho acadêmico, existente na Internet e em nosso Portal.
Os textos falam de Santo Antônio de Lisboa e de Santo Antônio de Categeró, não se referindo, por nenhuma forma, a São Benedito. No entanto, a simples leitura dos textos, impele a releitura das fotos e a avaliação das conseqüências, não só históricas, mas também devocionais.
A Dra. em História, Lucilene Reginaldo é autora dos excertos e os dois foram extraídos do trabalho África em Portugal”: Devoções, irmandades e escravidão no Reino de Portugal, século XVIII. Está o mesmo, publicado pela Scientific Electronic Library Online – SciELO que é uma biblioteca eletrônica chaceladora de uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A publicação eletrônica está em: História vol. 28 nº1 Franca 2009, no endereço abaixo.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-90742009000100011&script=sci_arttext
1º excerto: página 16 do trabalho, da versão em .doc
“A imagem do Santo Antônio preto, representado com o Menino Jesus no colo, tal qual a capa do primeiro compromisso da Irmandade de Santo Antônio de Categeró na cidade da Bahia, foi muito popular em Portugal. No final do século XVIII, o sacerdote sueco Carl Israel Ruders presenciou uma das mais importantes procissões do calendário festivo de Lisboa. Na procissão de Santo Antônio de Lisboa, desfilavam pelas ruas “uma grande quantidade de imagens, algumas representando Santo Antônio e a Mãe de Deus com o Redentor nos braços”. Dentre as inúmeras imagens, a de um santo preto era um dos atrativos da procissão. “O andor deste santo preto, de lábios grossos, era levado por negros e acompanhado por padres da mesma cor, seguidos de uma multidão de pretos e mulatos”. É provável que o santo preto que desfilava na procissão do patrono de Lisboa fosse o particular Santo Antônio dos negros. Além da afinidade epidérmica, a popularidade do Santo Antônio Preto em Portugal provavelmente se relaciona com a importância deste santo no catolicismo centro-africano.”
2º excerto: Nota 38, do final do trabalho. Página 24 da versão em .doc
“Os estatutos da Irmandade de Santo Antônio de Catagerona foram submetidos à aprovação do Arcebispado da Bahia no ano de 1699. Consta no parecer do padre provisor uma reprimenda com respeito à imagem do santo pintada na capa do compromisso. Segundo o provisor e mestre escola Dom Sebastião dos Vale Pontes, era incorreta a representação do santo com o Cristo Menino nos braços “porque ainda que conste da sua vida ser muito devoto do santíssimo Nome de Jesus: não consta que este senhor em forma de menino lhe aparecesse, ou fizesse alguns favores, que é o que move a Igreja a permitir os Santos com o Menino Jesus nos braços”, por este motivo, indicou em seu parecer “que até mais clara notícia, se pintem, e façam as Imagens deste santo (…) com uma cruz nas mãos, como se acha na casa dos 3os. De São Francisco desta Cidade”. Parecer do Padre Provisor Doutor Sebastião do Vale Pontes sobre o Compromisso da Irmandade de Santo Antonio de Categerona, cita na matriz de São Pedro na cidade da Bahia, 1699. Cardoso, “As irmandades na antiga Bahia“. Revista Brasileira de História, pp. 251-52.”
As imagens respectivamente:
- São Benedito – A imagem pertence ao “Museu de Arte Sacra São José de Ribamar ou Museu de Aquiraz, município do Ceará. O museu é o primeiro de arte sacra daquele Estado e um dos primeiros do Nordeste brasileiro. A estátua de São Benedito foi localizada, na internet, no endereço: http://blog.libero.it/fortalezareport/commenti.php?msgid=9596351, que é um sistema internacional de turismo. A página é italiana e, nessa língua, havia uma exposição dos diversos santos negros cultuados no Brasil, incluindo um o Santo Antônio de Categeró, de uma estampa bastante distante do que seja o padrão nacional.
- Santo Antônio de Categeró – Imagem produzida pela empresa Imagens Bahia Ltda e, também, oferecida por outras fornecedores de imagens sacras como: Toda oferta, Uol, Mercado Livre, entre mais de 15, existentes na Internet.
- Santo Antônio de Categeró – a imagem pertence a desembargadora do Estado do Amazonas, colecionadora de arte sacra, Eliana Abufaiad. As informações foram prestadas ao Portal, pela irmã da desembargadora, Eva Abufaiad, inclusive de que a imagem foi adquirida em um leilão de arte e, portanto, deve ter certificação, estando na família de Eliana e Eva há mais de 40 anos. Essa imagem encontra-se entronizada, em um oratório, na ilha do Marajó, em propriedade da família, onde recebe a visita de turistas e de amazonenses, para o agradecimento de graças alcançadas. Representa, em nosso Portal, a Região Norte do Brasil na devoção ao beato Antônio de Categeró
- – A conclusão é de cada um. Gostaríamos de poder auxiliar a posicioná-los quando alguém apresentar uma imagem dizendo que é de uma determinada devoção e, a imagem apresentada, não tenha as evidências técnicas de alegorias ou alfaias de que, realmente, o seja. Este conteúdo se presta a entender o universo complexo das representações devocionais e de suas normas. Existem imagens, também, do São Benedito sem o Menino Jesus, que podem ser confundidas com a imagem de Santo Antônio de Categeró.