História da Paróquia de São Pedro

Por Getúlio Tanajura Machado

A igreja São Pedro, de Salvador, na Bahia, deve ser a mais antiga devoção de Santo Antonio de Categeró no Brasil. A informação é registrada no próprio histórico daquela organização religiosa.
Foram retirados dois excertos (parágaafos) da história da Matriz de São Pedro, em Salvador/BA, do texto de autoria de GetúlioTanajura Machado, publicado no site http://www.paroquiadesaopedro.org/anexos/historia.pdf de um total de 18 páginas de texto, daquilo que nos parece significativo para Santo Antonio de Categeró.

Em 1661, foi erguida a portada do Forte, chamado de São Pedro, em pedra e cal. A Freguesia de São Pedro foi criada em 1.679, pelo primeiro arcebispo da Bahia, dom Gaspar Barata de Mendonça. Em 9 de ezembro de 1692, uma carta-régia dirigida ao governador Antônio Luiz Gonçalves da Câmara Coutinho ordenava que se tratasse com Francisco Ferreira, administrador e mediato sucessor da capela que pertencia a Antônio Cordeiro, para ceder ao rei de Portugal, dom Pedro II, o padroado e direito livre da igreja. A mesma carta-régia dizia que e construísse uma nova igreja a cargo da Fazenda Real por não ter o dito administrador e cursos para tal e, que o primitivo altar fosse transferido para a nova igreja que serviria de matriz da Freguesia. Segundo a tradição, aquela capela estava em estado precário e abalada a sua estrutura devido as vibrações causadas pelos tiros dos canhões do forte.
……………
OS ALTARES
No altar-mor, composto por três nichos, estão a imagens de São Pedro, o padroeiro, ao centro (em madeira, séc. XVIII), de Nossa Senhora da Conceição, ao lado esquerdo, (em madeira), de São José (em gesso), ao lado direito do altar, com o sacrário de prata lavrada (séc. XVIII) ao centro e abaixo da imagem de São Pedro. Ao lado esquerdo do altar-mor está a imagem de Santo Antônio de Categeró (em madeira, séc. XVIII), no lado oposto, em frente, a imagem de Santo Antônio de Pádua (em gesso). Nas seis capelas laterais estão, à direita de quem entra, no primeiro altar, a imagem de Nossa Senhora das Candeias (em madeira); no segundo, as imagens de São Paulo (em gesso), de São João de Deus (em madeira) e a de Santa Mônica (em madeira); no terceiro estão a imagem do Senhor Bom Jesus da Paciência (em madeira, séc. XIX), encimado uma pequena gruta com as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete (em gesso). No lado esquerdo de quem entra, no primeiro altar, está a imagem de Nossa Senhora das Dores (em madeira, de roca); no segundo, as imagens do Sagrado Coração de Jesus (em gesso) e de Santa Margarida Maria (em madeira); no terceiro, a imagem de Nossa Senhora da Piedade (em madeira) e ainda em um terceiro altar de madeira a imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus (em gesso, vinda de Lisieux, doada à igreja pela família de Isabel Loureiro Maior em 15/12/1992).
…………………

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web