SP -SP – Igreja Santo Antônio Patriarca – e a Irmandade aí…. de Categeró ?

Capela tão antiga quanto a Capela da igreja do Colégio em São Paulo

014MI-012

Talvez, a foto mais antiga da capela ou igreja de Santo Antônio Patriarca em São Paulo

VEJA MAIS     Nossas pesquisas sobre essa Capela em nosso Portal

Data de 1592, um dos primeiros registros, que por ora, se tem dessa igreja, de sua existência, enquanto capela. Em 1592 era uma construção em “taipa de mão”, sobre o terreno doado, de uma gleba maior de terras, que fazia parte. A “taipa de mão” é uma técnica construtiva antiga, que consiste no entrelaçamento de madeiras (troncos de pouca espessura), colocados verticalmente e ligados e rejuntado por argila. E, se revestidas com a própria argila, simulando reboco, sendo pintada, ficaria parecido com uma alvenaria tradicional. E por  certo, contava com um serviço devocional bastante ativo na última década dos anos quinhentos.

Seu ultimo beneficiamento, foi antes  da chegada dos franciscanos em São Paulo, no final do mês de janeiro de 1640. Eram cinco padres e dois irmãos leigos. Eles ficaram alojados, na própria prédio, já não mais denominado de capela, agora, como ermida de Santo Antônio. E nesta capela/ermida prestando seus serviços religiosos à população, e também residindo, ali foi o local escolhido para ficarem os franciscanos. com tarefas residenciais e religiosas, no mesmo espaço físico.

Poucos tempo após, não mais de dois meses e meio, em 17 de abril de 1640, passaram a residir os referidos religiosos, cujos nomes são conhecidos, em uma casa, ao lado da ermida, construída, às expensas da população.

Em 1644, vindo a São Paulo o custódio Frei Francisco das Neves e não achando conveniente o local que, segundo consta, era nas imediações da atual Igreja de Santo Antônio , situado à rua Direita, ordenou a mudança para o em que ora existe com a denominação de S. Francisco e S. Domingos, sendo que a primeira fundação fora com o nome de Santo Antônio. Transcrição do livro São Paulo Antigo, de Antônio Egídio Martins, páginas 68 e 87, transparece que deixaram a ermida, após 1644.

Se houve um espaço religioso na cidade de São Paulo, em seu momento fundacional, no qual os jesuítas organizariam devoções religiosas, como estava orientado, para a Ordem e o fez em todo o Brasil, estabelecendo uma Confraria de Nª Sª do Rosário dos Homens Brancos e de Nª Sª do Rosário dos Homens Pretos, que em 1590, teria ocorrido nesse espaço. E, é partir desse espaço do Rosário que se criava e vinculava outras devoções negras, no interesse da clientela, como o Milagroso Santo Antonio e Milagroso Santo Antonio de Categeró (1592).

VEJA MAIS     Nossas pesquisas sobre essa Capela em nosso Portal

.

# Banner Igr Sto Ant e Categeró

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web