4. Novenas

três novenas coletadas pela internet

e uma recebida de Ms. Salvadore Gusatella da Nª Sª do Ó em São Paulo

3-categero-meio-corpo-color

As novenas são bem diferentes, entre si,  na formulação, na origem e na forma de obtenção.

A  4ª  novena  é a histórica de Categeró no Brasil

 

1ª  NOVENA

A primeira novena foi obtida na internet, faz dois anos. Estava no blog de Simpatia e Orações, cujo link, hoje, já não exibe mais a novena, pois agora, é apenas um espaço de publicidade  massiva, sem qualquer informação. Está identificado e, portanto, reconhecido como fonte desta novena, pois é o mesmo endereço – Blog simpatia e orações  No local de onde foi coletada na rede Internet, hoje já não mais está postada. Existe o endereço, mas se tornou uma página comercial massiva em anúncios.

Como documento religioso é bastante simples e de linguagem nada técnico religiosa. Típicamente, produzida por algum devoto. O teor da novena  é menor do que uma página de ofício (A4). E ela só está disponível, pois foi coletada e preservada, pelo Portal de Categeró.

1ª Novena Categer´do portal, em PDF, que pode ser vista, lida, ou  baixa do Portal do ISSUU, sem qualquer custo, ônus ou risco de Spam.

2ª  NOVENA

A segunda novena consta de um livro produzido por um sacerdote, especialista em elaborar novenas. É autor de diversas novenas de santos. O Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima produziu a Novena a Santo Antônio de Categeró, em um pequeno opúsculo, de 9 cm de largura, por 13 cm de altura, com 40 páginas, da Editora Paulus, de São Paulo, ao preço de R$ 5,12 (cinco reias e doze centavos), disponível na rede livreira.

A na novena do Pe. Antônio Lúcio é um texto, muito bem elaborado e fundamentado, que está assentado na tradicional oração de Categeró: “Prece milagrosa para alcançar uma graça urgente”, que em nosso   Portal consta como a mais difundida, tradicional ou padrão. A capa do pequeno opúsculo é ilustrado pela imagem do beato Antônio de Categeró, estátua barroca, entronizada na igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Salvador, na Bahia. Em sua contra capa o padre autor expressa dois parágrafos de exaltação às virtudes do beato, em forma oração evocativa de bênçãos, Pena que a esta bela oração não foi dada título. Será incorporada ao patrimônio do beato de Categeró, inventariado pelo Portal. Busque sua Novena na livraria mais próxima.

Capa Novena

 

3ª  NOVENA

A terceira novena está impressa em um antigo livro de orações com quase 40 anos de existência. A obra tem 30 páginas, no tamanho de 9,5 cm de largura, por 13 cm de altura, com orações a uma dezena de santos da igreja Siriana. Ocorre que seu uso foi polemizado por questionamentos da Diocese do Rio de Janeiro à igreja Ortodoxa Siriana, então existente, Igreja situada na Rua Leopoldina Rego, 917, no no bairro da Penha. Essa igreja dedicada ao beato Antônio de Categerófoi a primeira e, ainda é, a única no Brasil e no mundo com patronato de Categeró, Hoje no endereço está funcionando uma Paróchia de Santo Expedito, que em sua fachada expressa a data do início desse patronato, como sendo 19 de abril de 1988.

Os desencontros entre a Diocese Romana e a igreja Siriana ocorreram em razão de três questões básicas: a citação de que orações, constantes, eram portadoras de “Aprovação Eclesiástica”; a citação da obra do Ms. Salvatore Guastella sobre a vida de Categeró, publicado pelas Paulinas, como fundamentação, já que um teólogo da Diocese questionava, também, o Categeró; e, principalmente, um estilo agressivo e insistente na busca de donativos à igreja.

No entanto, esse livreto, principalmente, pela oração padrão de Categeró e pela novena, tinham um grande público e uma procissão anual com milhares de fieis.  E, toda esse desentendimento das direções religiosas não invalida os atos de fé e devoção válidos. A novena, resgatada pelo Portal, existe e está disponível, em PDF, podendo ser vista, lida, ou  baixada do Portal do ISSUU, sem qualquer custo, ônus ou risco de Spam. Acesse a 3ª Novena de Categeró do Portal. Ela também está assentada como fundamentação na mesma oração padrão de Categeró: “Prece milagrosa para alcançar uma graça urgente”, mas lá, também, possui uma outra oração a Categeró, no estilo “para alcançar uma graça urgente”, que será incorporada ao patrimônio do beato de Categeró, inventariado pelo Portal.

1.  –  3ª Novena de Categero  PDF do Portal com somente a Novena;

2.  –  PDF, também, só da Novena, depositado no ISSUU, para baixar;

2.  –  Link do ISSUU com acesso ao opúsculo completo.

 

4ª  NOVENA (A principal)

A quarta novena está impressa em um pequeno santinho folder de três folhas. e tem 40 anos de existência. Data de 5 de maio de 1961 e está assinada pelo então Vigário Geral e Bispo Auxiliar de São Paulo, Paulo RoIlim Loureiro. A obra está composta em 30 páginas, no tamanho de 7 cm de largura, por 15 cm de altura, com uma oração histórica, desse mesmo Bispo, que consta no verso de um santinho da  igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, com a mesma data.

Só possuímos a parte traseira do pequeno folder da novena, no entanto, já a tínhamos copiado por inteiro.

Assim, postamos  a estampa que temos da novena, abaixo, e antes o PDF com texto completo da novena de Santo Antônio de Categeró, da Matriz do Ó.

santo antonio 10001

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
CATEGERÓS NA EUROPA Por Laboratorio Web